Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Área do servidor

O CRAS para os idosos e as pessoas com deficiência

PARA O IDOSO:
Oferecem orientação, encaminhamentos, provisão de benefícios e inserção na rede de serviços ou outros serviços público-privados.

PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
A Secretaria Municipal Do Bem Estar e Assistência Social, fundamentada na legislação vigente, atende pessoas que apresentam algum tipo de deficiência em serviços da Proteção Social Básica. Porém, age mais especificamente, desenvolvendo sua proposta na Proteção Social Especial. Atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e suas famílias em núcleos de apoio à inclusão social,

O grupo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência é um serviço de ação continuada de Proteção Social Especial de média complexidade que, tendo como foco a habilitação e reabilitação social. Realiza atendimento e acompanhamento sistemáticos em grupo e assegura direitos aos usuários e às suas famílias, tendo como finalidade o desenvolvimento de potencialidades, competências e habilidades pessoais, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como o exercício da cidadania.

Os núcleos para crianças com deficiência na faixa entre 0 e 6 anos e suas famílias, tem como finalidade propiciar estimulação psicossocial centrada no lúdico, favorecendo o desenvolvimento intelectual, emocional, psicomotor e social, assim como preparar suas famílias para atuarem como principais agentes do seu desenvolvimento e da inclusão social.

A partir dos 6 anos de idade, as atividades socioeducativas favorecem o desenvolvimento das capacidades adaptativas para a vida diária e prática: socialização, autonomia, auto-cuidado, estímulo à locomoção independente, desenvolvimento da comunicação e da linguagem, capacidade para resolução de problemas, respeito pelo outro e pelo ambiente, tendo como referência o desenvolvimento das competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas. Para aqueles que têm acima de 14 anos de idade, e considerando-se as possibilidades de cada um, são oferecidos oficinas e cursos que visam à capacitação e a preparação para