Voltar ao topo.
Prefeitura Municipal de Gramado dos Loureiros - RS

Gramado dos Loureiros recebe visita de Engenhovelhenses


« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:fonte, construir, novas, instalações, logo, expandir, mercado e unidades323 palavras5 min. para ler
Gramado dos Loureiros recebe visita de EngenhovelhensesVer imagem ampliada
No dia 15 de outubro de 2018, um grupo com 22 mulheres do município de Engenho Velho, visitou o município de Gramado dos Loureiros para conhecer algumas famílias da agricultura familiar e suas atividades produtivas. A primeira visita foi à família Ramos,a qual trabalha com olericultura,mas tem uma história de saída da agricultura e posterior retorno,os mesmos relatam a experiência vivida. Também,destacam a experiência positiva com o programa de gestão sustentável da agricultura familiar, relatam que a partir da participação do programa repensaram sobre os investimentos na propriedade,devido as anotações e reflexões sobre as receitas e despesas da família e da atividade produtiva, conseguiram reduzir despesas, otimizar tempo e ter uma vida mais tranquila. 

A segunda família visitada foi a de Gilmar e Teresinha Ferreira, onde possuem a Agroindústria De Witt Ferreira, está propriedade se destaca pela viabilidade da atividade, com uma área de aproximadamente 6 ha de terra, a família trabalha com um plantel de 12 vacas leiteiras, produzindo derivados de leite de excelente qualidade. Com a transformação da matéria prima, conseguiram viabilizar uma importante atividade econômica na propriedade, e estão se organizando para construir novas instalações,e logo expandir mercado. Essa propriedade é uma das Unidades de Referência acompanhadas pela EMATER no município.

O roteiro de visitas encerrou na propriedade de Zélio e Lizete Tremea,onde foi servido um delicioso café colonial com mais de trinta produtos. A propriedade se destaca pela produção de produtos de subsistência, bem como, pela organização dos arredores da casa, além,é claro, pela arte de cozinhar. Esta família também faz parte do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

A equipe municipal da EMATER que organiza este trabalho, com o apoio da prefeitura municipal,destaca que é muito gratificante poder mostrar para as pessoas as experiências que estão dando certo com as famílias rurais, simplificando caminhos para outras famílias que podem seguir os exemplos e aprimorá-los a partir do que é vivenciado.


Fonte: EMATER


Ver imagem ampliadaVer imagem ampliada
Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it