Voltar ao topo.
Prefeitura Municipal de Gramado dos Loureiros - RS

Reunião do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Gramado dos Loureiros


« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:comunidade, dirp, ministério, previdência, social, encaminhado, aplicação e dair460 palavras8 min. para ler
Reunião do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Gramado dos LoureirosVer imagem ampliada


Na segunda-feira dia 16 de julho de 2018 ocorreu à reunião do fundo de aposentadoria e pensão dos servidores de Gramado dos Loureiros com o Conselho Administrativo, Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores, na presença do Sr. Antonio Alseres Loureiro de Melo gestor dos recursos financeiros do RPPS, foram deliberados diversos assuntos. A referida reunião teve inicio às 9:30 horas, na qual o gestor do fundo fez uma prestação de contas aos presentes,  enfatizando quanto a carteira de investimento do FAPS, informando que os recursos previdenciários contemplam exclusivamente em aplicações de renda fixa com 11 ativos distintos de fundo de investimento, com um perfil de risco de mercado baixo,representado com uma modesta diversificação, seguindo a legislação  e enquadramentos conforme  resolução 3922/2010 e 4.604/2017 do Conselho Monetário Nacional. Apesar de um cenário econômico e político de muitas incertezas e com muita volatilidade estamos acompanhando nossa meta atuarial (IPCA+6%). Dados esses atualizados até o mês de junho do corrente ano, onde temos uma rentabilidade acumulada de 338.940,36 na qual temos uma evolução patrimonial acumulada de 14.413.392,99 entre as instituições financeiras onde os recursos estão aplicados na caixa econômica federal 32,61% no valor de R$ 4.700.584,58, banco do Brasil 32,63% no valor de R$ 4.703.118,54 e no banco do estado de 34,76% no valor de 5.009.689.87.

Após apresentar as receitas fixas mensais decorrentes das alíquotas dos servidores e parte patronal somando um valor de 84.929.88, parcelamentos no valor de 16.921,82 e uma média de rendimento das aplicações junto aos bancos em média de 65.800,00 totalizando um montante de 167.658,00, onde tem como despesas do RPPS que são 15 aposentados e 6 pensionistas no valor de 43.481,41, portanto temos o superávit de 123.170,00 mensal.

O Fundo Previdenciário vem cumprindo com todas as informações exigidas pelo Ministério da Previdência Social, onde é encaminhado o Demonstrativo de Aplicação e Investimento dos Recursos (DAIR) mensalmente, o Demonstrativo de Informação Repasses e Previdenciários (DIRP) bimestralmente, o Demonstrativo de Política de Investimento (DPIN) até 31 de outubro, o Demonstrativo Contábil semestralmente e o Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial (DRAA) anualmente, podemos afirmar que todos estão com a declaração de verocidade junto a SPREV/SRPPS 2018.


O gestor salientou ainda que houve uma redução da alíquota suplementar (recuperação do passivo atuarial) de 3,79%, devido ao cumprimento da atual administração dos pagamentos da parte patronal e dos parcelamentos, onde o ente está com o certificado de regularidade previdenciária (CRP), apto para celebrar todos, contratos, convênios, bem como receber empréstimos, financiamentos dos órgãos em geral de entidades direta ou indireta com a união.

Na função que exerço como gestor de recursos previdenciários mantenho uma visão de capitalização a médio e longo prazo, respeitando os princípios éticos de segurança, rentabilidade, solvência e transparência com um equilíbrio financeiro e atuarial para garantir no futuro os planos de benefícios dos servidores, bem como fazer uma prestação de contas para a comunidade em geral.

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it